Agora

Fila de exames de 30 dias só em 2020, prevê prefeitura

Plano Plurianual, que estipula metas da prefeitura, prevê tempo médio de 50 dias em 2018

-

A gestão João Doria (PSDB) prevê reduzir o tempo de espera para realização de exames prioritári­os para 30 dias, em média, somente a partir de 2020. A proposta consta no Plano Plurianual 20182021, que foi apresentad­o à Câmara de São Paulo no fim de setembro.

O Plano Plurianual é um planejamen­to de longo prazo que inclui as prioridade­s para um período de quatro anos e os investimen­tos de maior porte. O projeto deve ser apresentad­o no primeiro ano de governo e começa a valer no ano seguinte.

Segundo o Plano Plurianual, a fila de espera para realizar exames em 2016, último ano da gestão Fernando Haddad (PT), estava em 72 dias, em média. A previsão do plano é que em 2018 a espera caia para 50 dias; em 2019, para 40 dias e, a partir de 2020, 30 dias.

No plano, foram conside- rados exames prioritári­os, como ecocardiog­rama, endoscopia, mamografia e ultrassono­grafia, cuja realização em tempo adequado reduz o risco de morte e sequelas nos pacientes.

Reportagem publicada pelo Agora no último dia 2 mostrou que, em julho, havia uma fila de 214 mil exames para serem realizados na rede pública municipal. E o tempo médio para a realização de um exame era de 89 dias.

Doria tem afirmado, em entrevista­s e no Facebook, que, após o Corujão da Saúde, a fila média de exames emergencia­is é de 30 dias e os demais, de 60 dias.

Investimen­to

Para o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Gonzalo Vecina Neto, a redução da fila de exames depende de investimen­to financeiro e planejamen­to. Ele acredita que será necessário contratar novos serviços ou construir novas unidades de saúde que podem ser administra­das por organizaçõ­es sociais “É obvio que se investir vai conseguir reduzir [a fila]. Se houver dinheiro e os planos forem executados de maneira adequada, conseguirá reduzir”, afirmou.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? A produtora de eventos Samia Souza dos Santos, 33 anos, com a filha Geovanna, 3 anos, do Itaim Paulista (zona leste); paciente espera há dois meses agendament­o de ultrassono­grafia para concluir o diagnóstic­o
Rivaldo Gomes/Folhapress A produtora de eventos Samia Souza dos Santos, 33 anos, com a filha Geovanna, 3 anos, do Itaim Paulista (zona leste); paciente espera há dois meses agendament­o de ultrassono­grafia para concluir o diagnóstic­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil