Agora

Alimento proposto por Doria para os pobres vira polêmica

Prefeito quer usar uma espécie de farinha, feita a partir de alimentos, no combate à fome

- (FSP)

“Este é um produto abençoado”, disse no início do mês o prefeito João Doria (PSDB), antes de retirar de um pote com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e degustar o “granulado alimentar”, espécie de biscoito feito à base de alimentos perto da data de validade.

Anunciado pelo tucano como algo para ajudar a erradicar a fome em São Paulo e no país com apoio da Igreja Católica, o produto foi alvo de uma série de críticas de nutricioni­stas e chefes de cozinha, ganhando inclusive o apelido de “ração humana”.

A gestão, no entanto, ain- da nem discutiu a iniciativa e não tem nem sequer estatístic­as de quantas pessoas na cidade de São Paulo vivem em situação de inseguranç­a alimentar —termo usado para descrever grupos carentes de alimentos necessário­s à boa nutrição. Dados do IBGE de 2013 apontam 1,5 milhão de pessoas nessa situação, em nível grave, no Estado, e 7,2 milhões no país.

O prefeito, postulante à Presidênci­a em 2018, prometeu que o produto será distribuíd­o em igrejas, templos, entidades civis e prefeitura. Doria o associou a um biscoito de polvilho, mas também o chamou de “comida de astronauta”.

O granulado é um dos produtos derivados da farinata, farinha feita com alimentos perto da data de validade que seriam descartado­s por produtores ou revendedor­es. Idealizada pela organizaçã­o Plataforma Sinergia (sem fins lucrativos), o produto é usado em pães e bolos.

Os críticos defendem a tese de que o combate à fome deve ser feito com alimento in natura. A chefe Janaína Rueda, por exemplo, divulgou uma carta ao prefeito criticando a falta de diálogo com a sociedade.

Franciane Lopes de Souza, nutricioni­sta que participa do projeto, afirma que a Farinata pode ser feita com qualquer alimento. Ela diz que que a ideia já passou por fase de testes que comprovam que o composto não prejudica a saúde e agora atua para criar um balanceame­nto nutriciona­l.

O Conselho Regional de Nutrição emitiu nota na qual condena a política.

 ?? Rosanna Perroti/Divulgação ?? O prefeito João Doria (PSDB) e o pote do granulado, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, durante anúncio do projeto; nutricioni­stas criticam ação
Rosanna Perroti/Divulgação O prefeito João Doria (PSDB) e o pote do granulado, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, durante anúncio do projeto; nutricioni­stas criticam ação
 ?? G1/Reprodução ??
G1/Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil