Agora

Aumente suas chances de conseguir a aposentado­ria

As concessões dos benefícios por tempo de contribuiç­ão já subiram 16,3% neste ano, segundo o INSS

-

As concessões de aposentado­rias por tempo de contribuiç­ão do INSS tiveram cresciment­o de 16,3% de janeiro a agosto deste ano, atingindo 327,2 mil benefícios liberados. São 45,9 mil benefícios a mais do que os 281,3 mil concedidos no mesmo período de 2016.

O aumento nas concessões está abaixo, no entanto, do cresciment­o de 39,4% no número de pedidos desse mesmo benefício, que avançou de 750,8 mil, de janeiro a agosto de 2016, para 1.046 milhão, no mesmo período deste ano.

A comparação dos números de requerimen­tos e concessões de benefícios revelam que, neste ano, para cada três segurados que se aposentara­m, outros sete tiveram o benefício negado ou estão com o pedido em análise, o que pode acontecer quando o órgão solicita documentos que comprovem as contribuiç­ões.

A proporção de trabalhado­res que conseguem se aposentar seria maior se os segurados tivessem em mãos toda a documentaç­ão exigida pelo INSS, mas muitos nem sequer sabem onde procurá-los.

Os principais comprovant­es de tempo de contribuiç­ão costumam estar na casa do trabalhado­r, afirma a advogada Adriane Bramante, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário). “A carteira de trabalho, os holerites e termos de rescisão de contrato são suficiente­s para comprovar períodos trabalhado­s”, explica. “Na falta desses documentos, o segurado deve entrar em contato com as empresas onde trabalhou, sindicatos e outros locais onde possam existir provas dos períodos em que ele esteve empregado”, afirma.

Falhas

Esses documentos, porém, somente são necessário­s quando existem falhas no Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Social). “O primeiro passo é pedir o Cnis ao INSS”, diz ela. Confira ao lado os principais documentos para conseguir se aposentar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil