Agora

Incêndios em Portugal e na Espanha deixam 36 mortos

Portuguese­s voltam a sofrer com florestas em chamas quatro meses depois de 64 pessoas morrerem

- (FSP)

Uma nova série de incêndios florestais deixou pelo menos 32 mortos nas regiões do Centro e do Norte de Portugal. Na vizinha Espanha, fogos também provocaram quatro mortes.

Segundo autoridade­s portuguesa­s, uma das vítimas é um bebê de um mês de idade que estava desapareci­do na cidade de Tábua, localizada cerca de 200 km ao norte de Lisboa.

Clima seco e ventos fortes ajudaram a espalhar as chamas. Segundo a Defesa Civil portuguesa, o domingo registrou a maior quantidade de incêndios em todo o ano, com 524 ocorrência­s.

Até a tarde de ontem havia o registro de 110 focos de incêndios florestais.

Além dos mortos confirmado­s, há pelo menos 51 pessoas feriadas, sendo 15 em estado grave.

A região de Coimbra, no centro de Portugal, foi uma das mais afetadas.

Como ainda há diversas localidade­s onde as chamas ainda estão descontrol­adas, é possível que haja ainda mais vítimas.

“Estamos chegando a áreas afetadas, há pessoas com quem os parentes não conseguira­m entrar em contato. É possível que haja zonas que não tenham sido completame­nte reconhecid­as”, disse Patrícia Gaspar, porta-voz da Proteção Civil.

Em todo o país, há mais de uma dezena de estradas fechadas devido ao fogo descontrol­ado. Em uma delas, a chama chegou a destruir as cabines de pedágio.

A nova tragédia ocorre quatro meses após uma outra sucessão de incêndios de grandes proporções ter deixado 64 mortos e mais de 200 feridos em Pedrógão Grande e regiões vizinhas, também no centro.

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou toda a sua agenda até amanhã para se dedicar a reuniões de emergência sobre os incêndios.

 ?? Helio Madeiras/XMIT ?? Incêndio florestal próximo à cidade de Vieira de Leiria, em Portugal, que atinge as regiões do Centro e Norte do país, além de áreas na vizinha Espanha; ventos fortes e clima seco ajudam propagar chamas
Helio Madeiras/XMIT Incêndio florestal próximo à cidade de Vieira de Leiria, em Portugal, que atinge as regiões do Centro e Norte do país, além de áreas na vizinha Espanha; ventos fortes e clima seco ajudam propagar chamas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil