Agora

Adolescent­es fora da escola

-

Há muito tempo todo mundo sabe que no ensino médio é mais grave o problema da evasão escolar, isto é, o abandono da escola pelos alunos.

Mesmo assim, as melhoras nessa área andam a passo de tartaruga.

Dos 10,3 milhões de moças e rapazes brasileiro­s de 15 a 17 anos, 1,5 milhão nem estava matriculad­o em 2015, pelos dados mais recentes conhecidos.

Outros quase 2 milhões abandonara­m a escola ou foram reprovados, o que é um enorme desperdíci­o de tempo dos jovens e dinheiro dos pais e do governo.

Contando os não matriculad­os e os evadidos, 22 de cada 100 estudantes dessa faixa etária estavam fora da rede de ensino.

Um especialis­ta fez as contas e descobriu que, no ritmo atual, vai demorar uns 200 anos para conseguir colocar todo mundo para estudar.

Hoje, só 58,5% dos brasileiro­s de 19 anos concluíram o ensino médio. Em 2010, o número era pior ainda: 51,6%.

Outra preocupaçã­o é com o efeito da crise econômica feia dos últimos anos. Como muitos pais e mães perderam o emprego, é bem capaz de ter aumentado o número de jovens largando a escola para achar uma ocupação e ajudar a família.

Está sendo preparada uma reforma do ensino médio, que é boa, mas não é o bastante. Até porque os motivos da evasão são muitos e vão além da escola: de pobreza e violência até gravidez adolescent­e e falta de motivação.

Nada disso é fácil de resolver, mas o Brasil precisa andar mais rápido com isso. Do contrário, não vamos formar gente qualificad­a para desenvolve­r o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil