Agora

Supremo decide hoje se gay pode ser doador de ssaanngguu­ee

Regras atuais colocam 12 meses de intervalo a homens que tiveram relações sexuais com outros homens

- (FSP)

Brasília O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para hoje o julgamento de ação que questiona uma portaria do Ministério da Saúde que impede homens gays de doarem sangue por até 12 meses após terem relações sexuais. A ação direta de inconstitu­cionalidad­e foi proposta pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), que vê a norma como discrimina­tória.

As regras gerais de doação de sangue são definidas pelas portarias 158/ 2016, do Ministério da Saúde, e pela resolução 34/2014, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O texto do ministério considera “inapto” a doar sangue por um período de 12 meses “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou parceiras sexuais destes”. Norma da Anvisa tem trecho parecido.

O governo atribui a restrição temporária a dados epidemioló­gicos que apontam aumento no risco de infecção entre esses grupos —caso do HIV, por exemplo. A medida, porém, já vinha sendo alvo de questionam­entos na Justiça nos últimos anos.

Para o advogado Paulo Iotti, porém, que representa na ação o Grupo de Advogados pela Diversidad­e Sexual e a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuai­s), a atual norma é discrimina­tória e inconstitu­cio- nal. “Ao dizer que o homem que faz sexo com outro homem está necessaria­mente em uma situação de risco, ele está colocando [todo o grupo] como grupo de risco. E isso é discrimina­tório”, afirma.

Para Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI, o argumento de que a restrição ocorre para evitar risco aumentado para algumas doenças não é válido. “A Aids atinge a todos, independen­temente da orientação sexual. Ninguém deve ser estigmatiz­ado pela sua orientação sexual”, afirma.

 ?? Pedro Ladeira - 30.ago.17/Folhapress ?? Vista geral do plenário do Superior Tribunal Federal, em Brasília, onde hoje será julgada a ação sobre a permissão de homens gays poderem doar sangue
Pedro Ladeira - 30.ago.17/Folhapress Vista geral do plenário do Superior Tribunal Federal, em Brasília, onde hoje será julgada a ação sobre a permissão de homens gays poderem doar sangue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil