Agora

Oposição se nega a fazer juramento na Venezuela

Presidente Maduro diz que procedimen­to é obrigatóri­o para governador­es eleitos tomarem posse

- (FSP)

A oposição venezuelan­a anunciou ontem que os seus governador­es eleitos no último domingo não irão fazer o juramento frente a Assembleia Constituin­te, controlada pelo chavismo.

O grupo não reconhece o órgão e diz que ele foi criado pelo ditador Nicolás Maduro apenas para esvaziar a Assembleia Nacional, de maioria oposicioni­sta.

Maduro já tinha declarado que os governador­es só irão tomar posse após fazerem o juramento e reconhecer­em a Constituin­te. Os governador­es chavistas eleitos fizeram o juramento frente a Assembleia Constituin­te ontem.

“Os governador­es eleitos só farão o juramento como estabeleci­do na Constituiç­ão e nas leis do país”, afirmou em nota a coalizão opositora MUD (Mesa de Unidade Democrátic­a).

No pleito de domingo, os candidatos da MUD venceram a disputa em apenas cinco Estados, embora as pesquisas de opinião mostrassem a oposição à frente.

Apesar da baixa popularida­de de Maduro, o chavismo venceu em 18 Estados. Parte da oposição diz que houve fraude na votação para favorecer os governista­s.

As acusações de fraude levaram líderes da oposição a realizarem um pequeno protesto em Bolivar ontem após o anúncio da vitória do candidato chavista na região.

O Estado era o único que ainda não tinha divulgado os resultados. Durante a madrugada de segunda, o candidato da oposição, Andres Velasquez, chegou a aparecer a frente da apuração no site do Conselho Nacional Eleitoral, mas depois os números sumiram da internet.

Apenas ontem o conselho, que é ligado ao governo Maduro, confirmou a vitória do candidato chavista, Justo Noguera Pietri, por uma diferença de pouco mais de 1.400 votos.

 ?? William Urdaneta/Reuters ?? Andres Velasquez, candidato de oposição que foi derrotado no Estado de Bolivar, o último a ter resultado divulgado nas eleições venezuelan­as de domingo, protesta; ele chegou a estar à frente durante apurações
William Urdaneta/Reuters Andres Velasquez, candidato de oposição que foi derrotado no Estado de Bolivar, o último a ter resultado divulgado nas eleições venezuelan­as de domingo, protesta; ele chegou a estar à frente durante apurações
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil