Agora

Embate de gênero

Baseada em fatos reais, comédia usa o feminismo para recriar a partida de tênis que marcou os anos 1970

-

Uma partida de tênis que marcou o ano de 1973 é tema do filme “A Guerra dos Sexos”, que estreia hoje nos cinemas. O longa com Emma Stone e Steve Carell tem a direção de Jonathan Dayton e Valerie Faris, dupla conhecida por “Pequena Miss Sunshine” (2006), vencedor de dois Oscars. O filme conta uma história que realmente aconteceu com a tenista americana Billie Jean King, hoje com 73 anos. Ainda adolescent­e, ela foi uma jo- gadora de destaque no circuito mundial de tênis, mas, na época, as mulheres ainda eram recebidas com preconceit­o nos esportes.

Inconforma­da, Billie Jean —vivida por Emma Stone— lutou para que mulheres tivessem respeito e conquistas­sem salários semelhante­s aos dos homens. Assim, acabou comprando briga com o ex-campeão Bobby Riggs (1918-1995), vivido por Steve Carell, que dá o tom de comédia ao longa.

Riggs já estava com 55 anos e era conhecido por ser um dos maiores campeões do importante torneio de Wimbledon na época. Mesmo aposentado, ele criou polêmica ao falar aos quatro ventos que homens sempre seriam superiores às mulheres nas quadras. Com a in- tenção de voltar aos holofotes, Riggs vende a ideia de que é machista e chega a entrar em quadra com uma frigideira, mandando as mulheres para a cozinha.

A rivalidade entre ele e Billie Jean criou uma oportunida­de única para uma disputa histórica em quadra. Cansada de ouvir ofensas de Ring, a tenista fica enfurecida ao saber que uma colega jovem perdeu em um amistoso para ele. A atleta, então, pede uma revanche e cria uma histórica Batalha dos Sexos.

A curiosidad­e do público com relação ao jogo foi tão grande que a transmissã­o bateu recordes de audiência, com mais de 90 milhões de pessoas acompanhan­do a partida. Quem ainda não sabe o resultado pode garantir essa emoção no fim do filme.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil