Agora

Maragogi tem culinária e artesanato

- (LV)

Se as praias de Maragogi reservam aos visitantes uma interação maravilhos­a com a natureza, a área fora da costa também tem os seus atrativos. Chama a atenção a gastronomi­a local, com restaurant­es que, em sua maioria, são especializ­ados em frutos do mar.

Um dos pratos mais conhecidos da cidade é a caldeirada, que reúne polvo, camarão, peixes e lagosta, todos cozidos juntos. O preço médio da caldeirada, em porção para duas pessoas, é de R$ 90.

A atriz Julia Fovitzky, 23 anos, recomenda o prato e vai além. “Há uma série de banquinhas de rua que vendem tapioca, todas muito gostosas”, elogia ela.

O destaque vai para a lagosta, crustáceo bastante encontrado em Maragogi e que os restaurant­es costumam comprar dos pescadores locais. “Comi um prato de lagosta preparada com leite de coco que é inesquecív­el. A porção custou R$ 70, e três pessoas comeram bem”, lembra o assistente administra­tivo Ronaldo Soares, 53 anos.

Outro setor que está fortemente presente em Maragogi é o artesanato, que, junto ao turismo, atua com força da economia local. O município montou, inclusive, a associação Mulheres de Fibras, que reúne produtoras de peças artesanais feitas com artigos naturais, como a fibra da bananeira e as cascas de coco.

A avenida Senador Rui Palmeira, em frente à praia de Maragogi, recebe a principal feira de artesanato da cidade, que funciona das 17h às 22h. No entanto, há, por todo o município, lojas que vendem peças feitas à mão. “Comprei porta copos e imã de geladeira com enfeites inspirados em literatura de cordel. Mas a variedade de opções de enfeites é gigante”, lembra Julia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil