Agora

Idoso é a principal vítima de morte por atropelame­nto

1 em cada 3 mortes no Estado, de janeiro a setembro, foi de pessoas com 60 anos ou mais, diz Infosiga

-

Os idosos são as principais vítimas fatais de atropelame­ntos no Estado de São Paulo. Segundo dados do Infosiga, do governo do Estado, um terço das mortes registrada­s de janeiro a setembro de 2017 envolve pessoas com 60 anos ou mais. Das 1.193 fatalidade­s com pedestres, 399 envolveram idosos, 33,4% dos casos. Foram 728 idosos mortos em acidentes de trânsito.

Os idosos correspond­em a 14% da população do Estado e 17,2% das vítimas (mortas ou atropelada­s) no trânsito.

Além disso, uma em cada quatro mortes ocorridas com bicicletas no ano foi de pessoas com 60 anos ou mais.

A coordenado­ra do Infosiga, Sílvia Lisboa, defende a necessidad­e da prefeitura­s desenvolve­rem trabalhos específico­s para esse público. “Entendemos que a mobilidade dessas pessoas é diferente das demais e recomendam­os aos municípios a adaptação necessária para atendê-los. O aumento do tempo semafórico e campanhas de conscienti­zação específica­s são algumas das soluções”, afirma Sílvia em nota divulgada pelo Infosiga.

Dados do mês

No mês de setembro, o levantamen­to mostrou um aumento de 5,5% no número de mortos no trânsito paulis- ta. Foram 472 vítimas fatais, enquanto no mês equivalent­e do ano passado haviam sido 446. Apesar do aumento no número de mortes, houve uma redução no total de acidentes com vítimas. Foram 14.787 em setembro deste ano, contra 16.268 em setembro de 2016.

Na capital

Na cidade de São Paulo, o número de mortes caiu pelo segundo mês seguido: 68 mortes em setembro deste ano, ante 74. De janeiro a setembro, 677 mortes, contra 719 no ano passado.

Apesar disso, neste ano houve aumento no número de pedestres e de ciclistas mortos. Foram 310 pedestres e 27 ciclistas de janeiro a setembro, ante 297 e 16, respectiva­mente, em igual período do ano passado. Acidentes no Estado em setembro 16.268

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil