Agora

Terreiro de umbanda é incendiado em Campinas

- (LF)

Campinas Um terreiro de umbanda foi incendiado na manhã de anteontem no Jardim Nova Europa, em Campinas (93 km de SP). O caso foi registrado como incêndio criminoso no 5º DP da cidade, que deve investigar se houve intolerânc­ia religiosa.

Reportagem publicada pelo Agora na última segundafei­ra mostrou que, nos últimos cinco meses, o Estado registrou ao menos cinco ataques graves a templos de religiões de matriz africana. A Promotoria e a Polícia Civil in- vestigam os casos.

O pai de santo David Ribeiro, 32 anos, afirma que instalou o terreiro no local faz dois meses e, desde então, sofre com ataques de um vizinho de religião neopenteco­stal.

“Ele jogou várias vezes pedras no nosso telhado, cheguei até a informar a polícia, que sugeriu que eu não fizesse ocorrência para ver se os ataques paravam sem necessidad­e de intervençã­o.”

Ribeiro disse acreditar que houve crime de intolerânc­ia religiosa, mas que o objetivo do agressor não foi incendiar o templo. “O problema foi que a pedra caiu bem em cima do altar, onde há velas acesas”, afirma.

Segundo o religioso, ele teve prejuízo de R$ 4.000 com atabaques, cocares e outros objetos religiosos e precisará de mais R$ 5.000 para reformar a casa para devolver ao proprietár­io. “Acho que não vou ter forças para reabrir o terreiro nesse mesmo endereço.” Ele é massoterap­euta e abriu o templo de umbanda faz três anos.

 ??  ?? Imóvel onde funcionava terreiro de umbanda consumido pelo incêndio, em Campinas; pai de santo diz que pedra jogada por vizinho atingiu altar com velas
Imóvel onde funcionava terreiro de umbanda consumido pelo incêndio, em Campinas; pai de santo diz que pedra jogada por vizinho atingiu altar com velas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil