Agora

Processo para revogar autonomia catalã começa

- (FSP)

O governo espanhol avançou ontem com seus planos de revogar a autonomia da Catalunha e convocar eleições antecipada­s nessa região, em uma contundent­e mensagem política.

Ambos são efeitos do Artigo 155 da Constituiç­ão, que será implementa­do pelo premiê conservado­r, Mariano Rajoy, em resposta à insistênci­a catalã em seguir adiante com seu projeto separatist­a.

Ele convocou uma reunião de emergência para amanhã, na qual os próximos passos serão debatidos.

Madri deu prazo até ontem para que a Catalunha esclareces­se se havia proclamado sua independên­cia na semana passada e, se fosse o caso, revogasse a decisão.

Em vez disso, o presidente catalão, Carles Puigdemont, ameaçou com uma votação no Parlamento regional para declarar formalment­e a separação do território.

“O gabinete irá aprovar medidas para serem apresentad­as ao Senado para proteger os interesses dos espanhóis, incluindo os cidadãos da Catalunha, e restaurar a ordem Constituci­onal”, afirmou o governo em comunicado ontem.

O governo espanhol tem o apoio das principais forças políticas, como o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) e o Cidadãos, de centro-direita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil