Agora

Aécio ameaça deixar de vez a presidênci­a tucana

- (FSP)

Sob intensa pressão do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) indicou a aliados que deverá deixar a presidênci­a do partido, da qual está afastado desde que foi envolvido na delação da JBS em maio, na semana que vem.

Ele também avalia licenciar-se do mandato.

O parlamenta­r mineiro só não fez isso na quarta-feira porque o presidente interino da sigla, senador Tasso Jereissati (CE), disse publicamen­te que defendia a renúncia do colega.

Na terça, Aécio foi reconduzid­o ao mandato após o Senado derrubar decisão do Supremo Tribunal Federal de mantê-lo afastado e sob recolhimen­to noturno enquanto é investigad­o por ter pedido R$ 2 milhões ao em- presário Joesley Batista.

Conversas

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), conversou com o Aécio no dia 25 de abril de 2017, quando deu decisão favorável ao tucano para que ele não precisasse prestar depoimento à Polícia Federal em inquérito da Lava Jato.

A informação consta de relatório da PF incluído em uma das ações que tramitam no tribunal. O documento é datado de 15 de agosto de 2017. No total, consideran­do dois celulares de Aécio e em dois períodos diferentes, há 46 ligações por meio de Whatsapp entre eles.

O conteúdo é desconheci­do. A PF fez uma análise dos telefones de Aécio apreendido­s em 18 de maio. Naquele dia, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do tucano. Em um dos aparelhos estão registrada­s 38 chamadas entre os dias 16 de março e 13 de maio de 2017.

 ?? Mateus Bonomi/Folhapress/Folhapress ?? Aécio Neves, senador do PSDB de Minas, que foi reconduzid­o ao seu cargo após ser afastado pelo STF
Mateus Bonomi/Folhapress/Folhapress Aécio Neves, senador do PSDB de Minas, que foi reconduzid­o ao seu cargo após ser afastado pelo STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil