Agora

Muito barulho para pouca farinha

-

O prefeito João Doria (PSDB) criou uma baita confusão quando resolveu anunciar a distribuiç­ão de um produto, chamado farinata, feito com alimentos que seriam descartado­s por estarem perto do prazo de validade.

No final das contas, é muito barulho por pouca coisa.

Reduzir o desperdíci­o de comida, claro, é uma boa ideia. Combater a fome é um objetivo que deve ser apoiado por todos. E é exagero sair chamando a coisa de ‘ração’, como andaram fazendo.

Mas a prefeitura, pelo jeito, não tem a míni- ma ideia do que fazer com a tal farinha.

Para início de conversa, nem se sabe quanta gente passa fome em São Paulo. Certamente existem pessoas que não comem direito, às vezes até por falta de informação. Mas quantas precisaria­m de fato do complement­o sugerido por Doria?

Para piorar a confusão, o prefeito falou em incluir o produto na merenda escolar. Falou do que não entende: a merenda já é planejada para conter os nutrientes de que as crianças precisam.

Além disso, existem regras para incluir novos ingredient­es na comida servida aos alunos.

Depois de uma enxurrada de críticas, a ideia sem pé nem cabeça foi deixada para lá.

Já estão falando até mesmo em desistir de usar a farinata para qualquer coisa. Pudera: ela nem mesmo está sendo produzida em grande quantidade até agora.

Está na hora de aprender: não dá para inventar medidas de governo assim, da boca para fora. Os problemas e as soluções precisam ser estudados antes, com cuidado.

Senão, é jogar fora conversa e dinheiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil