Agora

Espanha decide remover o governo da Catalunha

Premiê espanhol envia ao Senado, onde tem maioria, medidas para limitar a autonomia catalã

- (FSP)

O governo da Espanha decidiu ontem destituir o governo regional da Catalunha, removendo o presidente Carles Puigdemont e o restante de sua administra­ção. A medida inédita deve ser votada nos próximos dias pelo Senado, onde o governo tem apoio suficiente para aprová-la, em resposta ao desafio separatist­a catalão.

O premiê conservado­r Mariano Rajoy detalhou as demais medidas de seu governo para os catalães. As ações integram o artigo 155 da Constituiç­ão, dispositiv­o de uso inédito por Madri para garantir a obediência dos governos regionais.

A autonomia catalã não foi suspensa, mas Madri nomeará representa­ntes para coordenar a administra­ção regional, que passa a ser feita por diversos ministério­s nacionais. O premiê tomou para si a prerrogati­va de dissolver o Parlamento e antecipar as eleições na Catalunha. O pleito, previsto para o fim de 2019, pode agora ocorrer nos próximos seis meses.

O Parlamento regional catalão não está dissolvido. A ação da Casa, contudo, será limitada. Não poderá nomear mais seu próprio presidente, por exemplo, nem aprovar leis que sejam contrárias à legislação espanhola. O Estado poderá vetar suas decisões.

“Aplicamos o artigo 155 porque nenhum governo de nenhum país democrátic­o pode aceitar que a lei seja violada”, afirmou Rajoy.

Agravando a crise, o Ministério Público confirmou também no sábado que estuda acusar Puigdemont pelo crime de rebelião, que pode levar a 30 anos de prisão, se insistir em formalizar a independên­cia catalã, como tem ameaçado fazer.

O presidente catalão deveria responder a Madri na noite deste sábado, após a conclusão desta edição, depois de participar de uma manifestaç­ão em Barcelona.

Ele poderia decidir antecipar as eleições antes da aplicação do Artigo 155, na tentativa de evitar sua remoção.

A Catalunha é uma região espanhola já com algum grau de autonomia, incluindo Parlamento e polícia próprios.

 ?? Luis Gene/AFP ?? Manifestan­tes acenam bandeiras pró-independên­cia durante uma manifestaç­ão em Barcelona, ontem, em apoio a líderes separatist­as que foram detidos; governo espanhol quer antecipar eleições na Catalunha
Luis Gene/AFP Manifestan­tes acenam bandeiras pró-independên­cia durante uma manifestaç­ão em Barcelona, ontem, em apoio a líderes separatist­as que foram detidos; governo espanhol quer antecipar eleições na Catalunha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil