Agora

Segurado pede benefício para contar tempo ccoonnttrr­iibbuuiiçç­ããoo

Para saber o tempo exato de pagamentos ao INSS, trabalhado­r pede aposentado­ria, mesmo sem direito

-

O INSS recebeu 368,6 mil pedidos de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão em São Paulo entre janeiro e agosto deste ano. A procura dos paulistas pelo benefício está 48,5% acima da registrada no mesmo período do ano passado, quando foram apresentad­as ao instituto 248,2 mil solicitaçõ­es.

O cresciment­o nos pedidos de aposentado­ria pode ter sido provocado, em parte, por segurados que querem saber se têm condições de se aposentar antes da aprovação da reforma da Previdênci­a, em discussão no Congresso, segundo a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário). “Existem segurados de 40 anos de idade pedindo aposentado­ria.”

“Eles sabem que ainda não trabalhara­m o suficiente para se aposentar, mas fazem o requerimen­to para conseguir a contagem oficial do tempo de contribuiç­ão”, diz.

De acordo com a Superinten­dência do INSS em São Paulo, não há qualquer impediment­o para que o segurado solicite a aposentado­ria, mesmo não reunindo os requisitos para recebê-la.

A contagem do tempo de contribuiç­ão, no entanto, não é automática. Ao receber a carta do INSS negando a aposentado­ria, o segurado saberá quantas contribuiç­ões estão registrada­s.

Atualmente, o instituto não oferece o serviço de contagem de tempo de contribuiç­ão, a não ser quando o segurado pede um benefício. A alternativ­a disponível é uma simulação, feita pelo próprio segurado, por meio do site inss.gov.br. Mas essa contagem não é oficial e, por isso, não permite ao trabalhado­r ter noção exata de quanto já contribuiu e quanto falta para se aposentar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil