Agora

Segurado quer revisar sua aposentado­ria

Com períodos de trabalho desde 1968, o segurado cobra do INSS um aumento no valor de seu benefício

-

O encarregad­o de obras Serafim Penedo da Silva, 68 anos, afirma que, no cálculo da aposentado­ria concedida a ele pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2014, só foram incluídos o períodos de trabalho a partir de 1976, mas ele já trabalhava desde 1968.

O segurado afirma que, nas contas que fez, teria 36 anos de contribuiç­ão, mas o instituto teria considerad­o menos tempo na hora de calcular o valor do benefício. “Quando a aposentado­ria saiu, eu pedi o Cnis [cadastro do INSS] para ver. E está lá, só contaram meu tempo de 1976 para cá e descartara­m o resto.”

O benefício do segurado foi concedido na Agência da Previdênci­a Social de Santo Amaro, na zona sul da capital. Serafim acredita que terá um aumento no valor de sua aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão se conseguir que o INSS inclua esses oito anos de trabalho com registro em carteira.

Resposta

O INSS informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa em São Paulo, que o segurado pode solicitar a revisão da aposentado­ria que recebe.

O atendiment­o deve ser agendado pelo site www. inss.gov.br ou pelo telefone 135, na mesma agência que concedeu o benefício.

“No dia agendado, o senhor Serafim deve apresen- tar seu pedido por escrito, informando por quais motivos não concorda com o cálculo de sua aposentado­ria.”

O prazo para qualquer pedido de revisão é de dez anos a partir do mês em que o segurado começou a receber o benefício previdenci­ário.

 ??  ??
 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Serafim Penedo da Silva está aposentado desde 2014 e acredita que o INSS deixou fora do cálculo do seu benefício pelo menos oito anos de contribuiç­ão
Rivaldo Gomes/Folhapress Serafim Penedo da Silva está aposentado desde 2014 e acredita que o INSS deixou fora do cálculo do seu benefício pelo menos oito anos de contribuiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil