Agora

Fila de vacinação da febre amarela ultrapassa 3 horas

Moradores da zona norte correram para postos de saúde após macaco de parque morrer pela doença

-

Moradores da zona norte de São Paulo levaram mais de três horas ontem para serem vacinados contra a febre amarela silvestre, no primeiro dia de imunização depois da divulgação de que um macaco morreu da doença no Horto Florestal e no parque da Cantareira.

A Secretaria de Estado da Saúde, do governo Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a vacinação de 1 milhão de moradores dos bairros da Casa Verde, Vila Nova Cachoeirin­ha e Tremembé, todos no entorno dos parques. Ontem, quatro postos estavam fazendo a imunização, e 48,3 mil pessoas foram vacinadas. A gestão João Doria (PSDB), diz que vai ampliar o número de locais (leia texto ao lado).

No início da tarde de ontem, havia cerca de 450 pessoas aguardando a vacinação, incluindo idosos e crianças. A espera passava de três horas. A fila começava nas salas de imunização do posto, descia duas rampas de acesso, passava pelo quintal da UBS até chegar à rua e ainda seguir por quase um quarteirão. “Nunca tomei essa vacina, mas com os noticiário­s, fiquei preocupada e corri para garantir minha dose. Esperei mais de três horas, a fila estava grande e as pessoas agoniadas com tanta espera”, afirmou a aposentada Neusa Figueiredo Garcia, 68 anos.

A dona de casa Roseane Barbosa Gentil, 40 anos, decidiu encarar a fila para tomar essa vacina pela primeira vez, e levou o filho, Cleber, 6 anos. “A espera vale a pena, porque tira essa preocupaçã­o de uma doença perigosa que chegou tão perto.”

Na UBS Horto Florestal, ao lado da entrada do parque, a espera chegou a duas horas e meia e a fila dava volta no quarteirão. O editor de vídeo Daniel Simião de Oliveira, 26 anos, saiu de São Bernardo do Campo (ABC), para se imunizar no Horto, onde a namorada Letícia Lara, 23 anos, mora. “Decidi tomar a vacina porque frequento muito a região”, afirmou.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Paulistano­s fazem fila para tomar vacina da febre amarela silvestre na UBS Jardim Peri (zona norte), na manhã de ontem; apenas moradores de Casa Verde, Cachoeirin­ha e Tremembé devem procurar imunização
Rivaldo Gomes/Folhapress Paulistano­s fazem fila para tomar vacina da febre amarela silvestre na UBS Jardim Peri (zona norte), na manhã de ontem; apenas moradores de Casa Verde, Cachoeirin­ha e Tremembé devem procurar imunização

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil