Agora

Buraqueira em São Paulo

-

Quem anda de carro, ônibus, moto ou bicicleta pelas ruas da cidade já sabe que há buracos para todo lado.

O que o fez foi colocar o problema em números mais concretos.

Na semana passada, a reportagem percorreu 104 km em 14 das principais avenidas de São Paulo, além da marginal Tietê.

Nesses trajetos foram encontrado­s nada menos que 170 problemas graves, de buracos (alguns merecendo serem chamados de crateras) a ondulações na pista e degraus em bueiros.

Isso dá o equivalent­e a três grandes falhas no asfalto a cada 2 km. Mas, é claro, alguns lugares são piores que outros.

Só a estrada do M’Boi Mirim, na zona sul, sofre com 12 buracos e crateras. Será coincidênc­ia que a avenida foi campeã de atropelame­ntos em 2016?

Na avenida Celso Garcia (zona leste), que tem 6,2 km de extensão, são 29 problemas para todos os gostos, se é que alguém gosta de solavanco na rua.

São quase cinco falhas por km, portanto, incluindo um rombo no asfalto que obriga os ônibus a invadir a pista contrária.

Diz a prefeitura que está vistoriand­o cerca de 53 mil casos comunicado­s pelo telefone 156. A Secretaria das Prefeitura­s Regionais calcula que as queixas estarão atendidas em cerca de 40 dias.

Promessa de governo, como se sabe, não é para levar ao pé da letra (isso quando dá para esperar alguma coisa). O fato é que a grana anda curta no município, e o prefeito parece mais preocupado com as eleições presidenci­ais do próximo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil