Agora

Prefeitura atrasa salário do Mais Médicos

- (William Cardoso)

A Prefeitura de São Paulo gestão João Doria (PSDB) tem atrasado os salários dos profission­ais do programa Mais Médicos, que já chegaram a ficar 15 dias sem receber. Atualmente, ao menos 60 médicos ainda não receberam o pagamento previsto para o dia 15 deste mês.

Os problemas começaram em julho. Desde então, os atrasos têm sido frequentes, atingindo os profission­ais chamados na 12ª convoca- tória. Diferentem­ente do que acontece com os demais, o salário deles, chamado de bolsa-formação, é pago exclusivam­ente pela prefeitura. São R$ 10 mil por mês, mais benefícios como auxílio hospedagem e transporte.

No último sábado, foram pagos os salários de apenas oito médicos que trabalham nas regiões sul e centro. Profission­ais das zonas sudeste, leste, norte e oeste ainda não receberam. “No posto de gasolina, os frentistas já sabem e falam ‘o prefeito não pagou o seu salário ainda, né’. É chata essa situação”, diz um dos médicos.

Outro profission­al do programa diz que, apesar dos problemas, continuam trabalhand­o normalment­e. O povo tem que saber que estamos trabalhand­o e queremos ajudar. Não podemos falhar com a população. É uma honra fazer parte do Mais Médicos”, afirma.

Para o Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo), a lei do programa permite contrataçõ­es precárias. “Os médicos que entram no programa não precisam ter inscrição no CRM [Conselho Regional de Medicina] ou ter o diploma revalidado. Eles não são sindicaliz­ados e ficam vulnerávei­s”, afirma o diretor do sindicato, Gerson Salvador, que só foi notificado do problema na última semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil