Agora

Turista espanhola morre baleada por PM na Rocinha

Empresária fazia tour com grupo na favela. Polícia Civil investiga versão de que carro teria furado bloqueio

- (FSP)

Rio A turista espanhola Maria Esperanza Jimenez, 67 anos, morreu após ser atingida por um tiro da Polícia Militar na favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio, na manhã de ontem.

Segundo a PM, ela estava, com outros turistas, em um carro de passeio que teria furado um bloqueio policial às 10h30 no largo do Boiadeiro, área na parte alta da favela.

Sem saber quem eram os passageiro­s, policiais teriam disparado, atingindo a turista, que é uma empresária.

Maria Esperanza morreu após levar um tiro de fuzil na região do pescoço. Ela era uma empresária do ramo imobiliári­o da cidade de Puerto de Santa María, em Cádiz, no sul da Espanha.

Essa versão ainda é alvo de investigaç­ão, segundo Fábio Cardoso, titular da Delegacia de Homicídios. O motorista e uma outra turista que estava no veículo disseram que não viram nenhum bloqueio policial na região.

Três PMs envolvidos na ação que resultou na morte da turista tiveram suas armas apreendida­s. O caso será investigad­o pela corregedor­ia.

A morte ocorreu em uma manhã marcada por confrontos entre policiais e traficante­s. Dois PMs e um suspeito ficaram feridos após troca de tiros às 9h30.

Segundo a delegada Valéria Aragão, titular da Delegacia de Atendiment­o ao Turista, havia cinco pessoas no carro no momento do disparo: três turistas espanhóis, um motorista com cidadania italiana radicado no Brasil e uma guia turística brasileira.

Locação

Uma empresa espanhola teria contratado uma empresa de locação de carros com motorista e uma guia terceiriza­da para fazer o tour. O Fiat Freemont em que estavam foi atingido por dois tiros, um deles na traseira.

A empresa turística não teria alertado os clientes do risco da atividade.

Não é comum carros de passeio fazerem serviço de transporte de turistas na favela da Rocinha. Em geral, as operadoras de turismo levam turistas para a comunidade em jipes abertos, e não em carros fechados.

 ?? Reprodução ?? Policiais em acesso da favela da Rocinha, em São Conrado (zona sul do Rio), ontem, após turista espanhola ser morta com um tiro no pescoço disparado por PM; Polícia Civil investiga se veículo furou mesmo uma blitz
Reprodução Policiais em acesso da favela da Rocinha, em São Conrado (zona sul do Rio), ontem, após turista espanhola ser morta com um tiro no pescoço disparado por PM; Polícia Civil investiga se veículo furou mesmo uma blitz
 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ?? Márcia Foletto/Agência O Globo ?? A turista espanhola Maria Jimenez, 67 anos
Márcia Foletto/Agência O Globo A turista espanhola Maria Jimenez, 67 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil