Agora

Aposentado­ria do paulistano só vai sair no ano que vem

Trabalhado­r espera 90 dias, em média, para ser atendido após agendar pedido de benefício ao INSS

-

34Ontem, a reportagem consultou dezenas de vezes as vagas disponívei­s na capital No início das buscas, a agência Vila Maria não tinha vagas Mas houve uma atualizaçã­o no sistema, e a unidade abriu vaga para hoje A dica para quem tem pressa é usar a internet e repetir a consulta em diferentes horários

COMO CONSULTAR:

Acesse o site meu.inss.gov.br Clique na opção “Agende Seu Atendiment­o” depois em “Agendar” No local indicado, escreva “aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão” ou o nome do benefício desejado No final da página, digite o código verificado­r que aparece no retângulo colorido Informe seus dados (CPF, nome completo, data de nascimento e um telefone) Escolha o Estado e a cidade onde quer ser atendido Clique em “Buscar”

eO trabalhado­r paulistano que cumprir neste ano as exigências para se aposentar pela Previdênci­a Social só vai ter chance de receber o benefício no ano que vem.

Na capital, quem tentava ontem pedir uma aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão praticamen­te só encontrava vagas para ser atendido em um posto do INSS a partir do final de janeiro, conforme verificou o Agora ao consultar o sistema de agendament­os do site meu.inss.gov.br.

Na agência da Penha (zona leste), a data mais próxima para agendament­o era 16 de abril de 2018, quase seis meses após a solicitaçã­o.

Quem tem pressa pode tentar persistir no agendament­o pela internet até encontrar um data menos distante, gerada pela desistênci­a de alguém que já estava na fila virtual (veja como ao lado).

Mas nem todos terão sorte, já que o tempo médio de espera para ser atendido nas unidades do órgão previdenci­ário no capital é de 90 dias, informou a Superinten­dência do INSS em São Paulo, que disse reconhecer o problema.

O cresciment­o na procura por benefícios é uma das explicaçõe­s para a espera.

No Estado, os requerimen­tos de benefício por tempo de contribuiç­ão apresentad­os entre janeiro e agosto atingiram 368,6 mil, número 48,5% acima do registrado no mesmo período de 2016.

Se forem considerad­os todos os benefícios, o instituto informa ter recebido 1,73 milhão de requerimen­tos de janeiro a outubro, e estima que encerrar 2017 com mais de 2 milhões de requerimen­tos.

A necessidad­e de desemprega­dos em obter renda e o medo da reforma da Previdênci­a podem estar levando mais segurados a pedir benefícios, segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. “Não tenho dúvida que a combinação de desemprego e receio da reforma esteja provocando essa pressão sobre o INSS”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil