Agora

Cresce procura por vacina em postos fora da zona norte

Alta ocorre em locais que deveriam dar vacina contra a febre amarela apenas para quem vai viajar

-

A procura pela vacina da febre amarela aumentou em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de outras regiões da cidade além na zona norte, onde estão os bairros prioritári­os para a imunização, iniciada após a confirmaçã­o da morte de um macaco pela doença no parque da Cantareira e no Horto Florestal.

Os postos onde há procura são aqueles que deveriam atender apenas quem pretende viajar para áreas de risco no Estado ou no país. Mas a busca é tanta que a vacina já está em falta no CSE (Centro de Saúde Escola) Barra Funda, na zona oeste.

“Não temos mais doses da vacina, todas as que tínhamos foram aplicadas”, disse uma funcionári­a reportagem, ontem pela manhã.

O casal de aposentado­s Vilma de Felice, 70 anos, e Antonio Carlos Guardia, 74 anos, mora na Casa Verde (zona norte) e foi ao CSE Barra Funda, para tomar a vacina, mas não conseguiu. “Disseram que não tem mais e para tentarmos novamente amanhã”, afirmou Vilma.

O Agora pesquisou dez postos de saúda nas zonas leste, oeste, centro e sul, e em oito deles funcionári­os informaram que a procura pela vacina da febre amarela disparou. O critério para receber a vacina também variava de posto para posto. Na UBS Bom Retiro, no centro, a dose só era dada para quem iria viajar. Já na UBS Real Parque, na zona oeste, uma funcionári­a disse que qualquer pessoa poderia ser vacinada.

Na UBS Cidade Patriarca, na zona leste, só quem afirmava que iria viajar recebia vacina. “Fora da zona norte, quem quiser ser vacinado será questionad­o. Apenas quem for viajar a áreas de risco deve ser vacinado”, disse Lígia Ramos Nerger, do Programa Municipal de Imunizaçõe­s.

 ?? Fabio Pagotto/Folhapress ?? O casal de aposentado­s Antonio Carlos Guardia, 74, e Vilma de Felice, 70 anos, em frente ao posto de saúde na Barra Funda, zona norte; eles ficaram sem vacina
Fabio Pagotto/Folhapress O casal de aposentado­s Antonio Carlos Guardia, 74, e Vilma de Felice, 70 anos, em frente ao posto de saúde na Barra Funda, zona norte; eles ficaram sem vacina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil