Agora

Vila Andrade é o distrito com mais moradores em

Bairro da zona sul tem maior tempo de espera por vaga em creche, segundo o Mapa da Desigualda­de

-

A Vila Andrade (zona sul de SP) é o distrito com mais favelas, com menos crianças em creches e com maior tempo de espera para conseguir uma vaga. É o que revela o Mapa da Desigualda­de 2017, divulgado ontem pela Rede Nossa São Paulo.

O levantamen­to foi feito com dados oficiais, a maioria de 2016, e tem como objetivo mostrar as diferentes realidades dentro da capital. Foram analisados dados dos 96 distritos da cidade (veja quadro e textos).

O coordenado­r geral da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, disse que não surpreende o fato de alguns distritos, como a Vila Andrade, concentrar­em dados muito ruins, o que mostra que a desigualda­de não é só na renda, mas em saúde, habitação e educação. “A desigualda­de não é algo natural. É fruto de políticas públicas e decisões que produzem a desigualda­de”, diz.

Segundo o mapa, a Vila Andrade teve a pior avaliação em quatro indicadore­s. A habitação é um deles. Segundo o levantamen­to, metade dos domicílios do distrito estão em favelas. Boa parte deles, em Paraisópol­is, a segunda maior favela de São Paulo, onde vivem cerca de 100 mil habitantes.

Lá as famílias também têm dificuldad­es de conseguir vagas em creches. Segundo o levantamen­to, o tempo de espera por uma vaga é de 441 dias, entre a data da solicitaçã­o e a matrícula, contra 25 dias em Guaianases. Isso reflete o menor número de crianças matriculad­as em creche: 39% delas conseguira­m vaga, contra 98% em Guaianases. (públicos e privados, por mil habitantes) Bela Vista Vila Medeiros Marsilac Tatuapé Moema Marsilac Anhanguera Barra Funda

46,34

(UBSs por mil habitantes)

2,51

(% de nascidos vivos com mães até 19 anos) (mortes por 10 mil habitantes)

0,887 22,88

melhor distrito pior distrito

 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil