Agora

Presidente da China se iguala a líderes históricos

Ideias de Xi Jinping são colocadas na Constituiç­ão e ele fica no mesmo patamar de Mao e Deng

- (Agências)

O Partido Comunista da China inseriu o pensamento político do presidente Xi Jinping em sua Constituiç­ão ontem, colocando-o ao lado do fundador da China moderna, Mao Tsé-tung, e do líder político Deng Xiaoping, cujas reformas iniciadas no fim dos anos 1970 transforma­ram a China em grande potência.

O partido aprovou por unanimidad­e uma emenda para incluir o “Pensamento de Xi Jinping Sobre o Socialismo Com Caracterís­ticas Chinesas para uma Nova Era” como um de seus princípios orientador­es.

A medida consolida o poder do atual líder antes do início de um segundo mandato de cinco anos à frente da ditadura de partido único.

O partido anunciará hoje seu novo Comitê Permanente, que atualmente tem sete integrante­s e é presidido por Xi, culminando uma mudança de liderança que ocorre duas vezes por década.

“O partido exerce a liderança geral sobre todas as áreas de empreendim­ento em cada parte do país‘, disse a legenda em comunicado.

Se nenhum sucessor de Xi for indicado no novo Comitê Permanente do Politburo, o fato alimentará a especulaçã­o de que o líder pode querer se manter no poder para além dos cinco anos de praxe do segundo mandato.

Muitos analistas preveem que Xi não aponte nenhum político jovem o suficiente para ser seu sucessor ao comitê, coisa que não acontece há 25 anos. Com isso, ele prepararia o terreno para que o líder fique no poder para além de 2022, quando termina seu segundo mandato como secretário-geral do partido.

Wang Qishan, aliado de Xi que se destacou no combate à corrupção, não estará no próximo Comitê Permanente do Politburo, o auge do poder chinês, já que não ficou entre os nomeados para integrar o Comitê Central de 204 membros.

 ?? Lan Hongguang/Xinhua ?? Xi Jinping vai ter um segundo mandato de cinco anos à frente da ditadura do partido único na China
Lan Hongguang/Xinhua Xi Jinping vai ter um segundo mandato de cinco anos à frente da ditadura do partido único na China

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil