Agora

Vinícolas abrem as portas para receber os turistas

- (LP)

Na região de Bento Gonçalves, a maior parte das 30 vinícolas está concentrad­a no vale dos Vinhedos, uma área de 82 quilômetro­s quadrados recortada por estradinha­s e emoldurada por colinas, araucárias e parreirais. Cerca de 70% do vale pertence à cidade, mas a área atinge também parte dos municípios de Monte Alegre do Sul e Garibaldi.

Uma dessas vinícolas é a Lidio Carraro, que até 2004 realizava apenas o plantio de uvas e a venda da produção. “É uma vinícola mais jovem, mas plantamos uvas há cinco gerações”, conta Patrícia Carraro De Bortoli, diretora de marketing e exportação e sócia fundadora da vinícola.

A Boutique Lidio Carraro é o local que recebe o público interessad­o em conhecer todo o processo de produção do vinho. “Fazemos um atendiment­o personaliz­ado de acordo com o interesse e o perfil de cada visitante, mostrando a produção da terra até a taça, ou seja, da plantação da uva até o vinho, que é o produto final. Tudo isso contando a história da empresa, com um integrante da família presente e um enólogo“, diz Patrícia.

“A boutique chega a receber diariament­e cerca de 150 pessoas no períodos de vindima [colheita da uva], que acontece nos meses de janeiro, fevereiro e março. O movimento também é grande no inverno, quando há mais turistas na cidade”, relata Carraro. Nas demais datas, o movimento é de aproximada­mente 50 pessoas.

Como a Lidio Carraro, outras vinícolas da região abrem suas portas para mostrar a produção do vinho, desde a colheita ao engarrafam­ento. Os preços variam conforme a época.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil