Agora

Ato pede fim de separação

- (Agências)

Milhares de pessoas participar­am ontem em Barcelona, capital da Catalunha, de uma manifestaç­ão contra a independên­cia da região.

Para os organizado­res, 1,1 milhão de pessoas estiveram na marcha, que tem como lema “Somos todos Catalunha. Pela convivênci­a, com certeza!”. Segundo a polícia local, foram 300 mil manifestan­tes no ato.

Com bandeiras da Espanha e da União Europeia, a multidão carregou cartazes pedindo que o país não fosse “rasgado em pedaços”.

O ato acontece um dia depois da cidade ter uma marcha de apoio a independên- cia catalã, anteontem, em mais um capítulo da crise territoria­l espanhola.

Na sexta, o parlamento catalão convocou uma constituin­te para decidir sobre a independên­cia. Logo depois, o governo espanhol autorizou a intervençã­o na região, destituind­o o presidente catalão, Carles Puigdemont, e convocando eleições antecipada­s para 21 de dezembro.

O evento deste domingo é feito pela Societat Civil Catalana, entidade catalã contrária à independên­cia, e tem apoio dos dois principais partidos, o conservado­r PP (Partido Popular), do premiê Mariano Rajoy, e o oposicioni­sta PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol).

O Cidadãos, principal força de oposição no Parlamento regional, também apóia o ato contrário à separação.

A entidade já tinha organizado um protesto contra a independên­cia em no dia 8, uma semana depois do plebiscito de 1º de outubro que fez eclodir a crise na região de Barcelona.

 ??  ?? Manifestan­tes levam faixa que diz que ‘Catalunha é Espanha’, em Barcelona, contra a independên­cia
Manifestan­tes levam faixa que diz que ‘Catalunha é Espanha’, em Barcelona, contra a independên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil