Agora

Cresciment­o

O Ensino a Distância e os cursos híbridos têm grande potencial para continuare­m crescendo no ensino superior

- (Renê Gardim)

A oferta de cursos superiores on-line tem crescido e ganha mais fôlego com a portaria publicada pelo MEC (Ministério da Educação) que possibilit­a o credenciam­ento de instituiçõ­es de ensino superior para cursos de EAD (Educação a Distância) sem o credenciam­ento para cursos presenciai­s. Com isso, as instituiçõ­es poderão oferecer exclusivam­ente cursos EAD, na graduação e na pós-graduação lato sensu (com caráter de especializ­ação) ou atuar também na modalidade presencial.

Para o pró-reitor de Ensino a Distância da Universida­de Cruzeiro do Sul, professor Carlos Fernando de Araújo Júnior, a tendência de cresciment­o deve se manter. “Temos muitas pessoas que não têm acesso à universida­de por vários motivos, desde a necessidad­e de trabalhar até a falta de unidades de ensino próximas de onde vive”, lembra. “E o EAD pode preencher essa lacuna.”

Araújo Júnior lembra que, para 2018, a instituiçã­o irá oferecer 15 novos cursos, sendo dois híbridos. “É quando o aluno tem parte das aulas presenciai­s e o restante on-line”, explica.

Ele destaca o valor menor da mensalidad­e e a capacidade de ampliações no país, como responsáve­is pelo sucesso do sistema. “Os cursos presenciai­s a médio e a longo prazo vão ter maior flexibilid­ade. Isso porque o novo marco regulatóri­o possibilit­a isso. E um dos caminhos serão os cursos híbridos”, destaca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil