Agora

Alunos rejeitam uniforme da prefeitura, afirma tribunal

Levantamen­to mostra que só 15% dos estudantes usam tênis do kit e 24,3%, as calças e bermudas

-

Os uniformes entregues pela gestão João Doria (PSDB) nas escolas municipais são rejeitados pelos alunos. Entre os motivos estão o tamanho errado e a fragilidad­e das peças, a falta de conforto e uma opção estética das crianças e adolescent­es. O problema foi apontado em fiscalizaç­ão feita pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) em 24 escolas escolhidas aleatoriam­ente.

Os dados obtidos, segundo o tribunal, são uma amostra de toda a rede municipal com 95% de confiança. Neste ano, a gestão municipal gastou R$ 95,6 milhões na aquisição 604.963 kits de uniforme escolar. Eles são compostos por cinco camisetas, cinco pares de meias, uma calça, uma bermuda, um blusão, uma jaqueta e um par de tênis.

O levantamen­to aponta de apenas 14,9% dos alunos utilizam o tênis comprado pela prefeitura, 24,3% as calças e bermudas e 76,8% a camiseta, blusão e a jaqueta.

Os dados, apurados com estudantes do 1º ano, 5º ano e 8º ano, mostra que a rejeição é maior entre os mais velhos, principalm­ente os que entraram na adolescênc­ia. Entre eles, o uso dos tênis chega 4,7% e das calças e bermudas a 6,2%.

Em um questionár­io feito pelo tribunal com os responsáve­is pelas escolas, 65% deles apontaram como um fator “importante ou muito importante” para que os alunos não usem o uniforme a incompatib­ilidade entre o tamanho dos uniformes recebidos e o número de roupa utilizado pelos estudantes. Para 83% dos administra­dores, a opção estética é “importante ou muito importante” para os alunos não usarem principalm­ente as calças, bermudas e tênis fornecidos pela prefeitura.

Em entrevista­s feitas com alunos, eles afirmaram, em diversas ocasiões, que os uniformes não eram do tamanho adequado. Disseram ainda que o tênis seria desconfort­ável e frio e a calça, fria, rasga facilmente, fina, feia e não se ajusta bem ao corpo. As informaçõe­s foram passadas à prefeitura e à Câmara Municipal.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? A esteticist­a Elaine Santana, 43 anos, com a filha Giovanna, 8 anos, aluna da rede municipal; uniformes chegaram só em junho, sem tênis no tamanho certo
Rivaldo Gomes/Folhapress A esteticist­a Elaine Santana, 43 anos, com a filha Giovanna, 8 anos, aluna da rede municipal; uniformes chegaram só em junho, sem tênis no tamanho certo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil