Agora

Trump pede pena a terrorista de Nova York

Sayfullo Saipov pediu bandeira Estado Islâmico pendurada em seu quarto no hospital

- (Agências)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o imigrante uzbeque acusado de matar oito pessoas atropelada­s em Nova York na terça-feira, ao entrar com uma caminhonet­e em uma ciclovia, deveria receber a pena de morte. O ataque foi o mais letal desde o 11 de Setembro.

O suspeito, Sayfullo Saipov, disse a investigad­ores que se inspirou assistindo vídeos do Estado Islâmico e que começou a planejar o ataque de terça há um ano.

Saipov, 29 anos, também disse que “se sentiu bem com o que fez”. Ele foi atingido por um policial logo após o acidente.

“Terrorista de Nova York estava feliz ao pedir para pendurar bandeira do Isis (Estado Islâmico) em seu quarto de hospital. Ele matou oito pessoas, feriu gravemente 12. Deverá receber pena de morte”, escreveu Trump no Twitter.

Saipov enfrenta duas acusações, uma das quais implica na pena de morte se o governo decidir por ela, disse o procurador-geral interino de Manhattan, Joon Kim.

As acusações são de violência e destruição de veículos automotivo­s causando as mortes de oito pessoas, e uma acusação de fornecimen­to de apoio material e recursos a uma organizaçã­o terrorista estrangeir­a, no caso o Estado Islâmico.

A pena máxima para a primeira acusação é a morte, e para a segunda é prisão perpétua, disse Kim.

Segundo o documento de acusação, Saipov dispensou seu direito de permanecer em silêncio, evitar a autoincrim­inação e contar com a presença de um advogado quando concordou em conversar com investigad­ores em sua cama no Centro Hospitalar Bellevue, em Manhattan, onde está.

O documento diz que ele ficou especialme­nte motivado por um vídeo no qual o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, estimula muçulmanos a apoiarem a causa do grupo.

Os investigad­ores encontrara­m milhares de imagens e vídeos de propaganda relacionad­os ao grupo no celular de Saipov.

 ?? Evan Vucci/AP ?? Donald Trump, presidente dos EUA, pediu pena de morte ao terrorista acusado de matar oito pessoas atropelada­s na terça-feira em uma ciclovia de Nova York
Evan Vucci/AP Donald Trump, presidente dos EUA, pediu pena de morte ao terrorista acusado de matar oito pessoas atropelada­s na terça-feira em uma ciclovia de Nova York
 ?? Reprodução ?? Sayfullo Saipov foi baleado e está internado
Reprodução Sayfullo Saipov foi baleado e está internado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil