Agora

Espanha emite ordem de prisão contra líder catalão

- (FSP)

A Justiça espanhola emitiu ontem um mandato internacio­nal para a detenção do ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont.

Investigad­o por rebelião após liderar um processo separatist­a que acabou sendo considerad­o ilegal por Madri, Puigdemont está em Bruxelas acompanhad­o de quatro de seus ex-conselheir­os, onde tenta evitar a punição.

Ele havia sido convocado a depor anteontem, o que se recusou a fazer, afirmando não haver garantias de um julgamento justo.

Outros oito membros de seu governo destituído foram detidos de modo preventivo. O crime de rebelião pode levar a 30 anos de prisão.

Houve protestos na quinta-feira por conta das prisões em Barcelona.

Puigdemont e seu governo organizara­m o plebiscito se- paratista de 1˚ de outubro, desautoriz­ado pelo governo, com participaç­ão de 43% do eleitorado catalão e 90% dos votos no “sim”.

Em 27 de outubro, o Parlamento regional aprovou a criação de constituin­te, o que foi entendido como declaração ilegal de independên­cia. Madri destituiu o governo, dissolveu o Parlamento e antecipou as eleições para 21 de dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil