Agora

Questão de

Carros vendidos no Brasil passam por testes de resistênci­a em batidas reais e alguns se deram mal

-

Os carros vendidos na América Latina começaram a ser mais exigidos no quesito segurança desde 2014, quando o Latin NCap começou a fazer testes de impacto nos veículos fabricados na região, inclusive os vendidos aqui no Brasil.

Recentemen­te, o teste chamou atenção ao não dar estrelas para o Chevrolet Onix, o carro mais vendido do país, para proteção a adultos. Na semana passada, em outra rodada de testes, a mesma nota 0 foi dada ao Ford Ka. Em outra ponta, o Volkswagen Polo foi avaliado com cinco estrelas, a nota máxima da entidade.

Para chegar a essa conclusão, o Latin NCap bate os carros de verdade duas vezes, uma colisão frontal e outra lateral. A de frente usa uma barreira fixa deformável que simula uma batida de frente com outro carro. O veículo testado é puxado por cabos a 64 km/h com quatro bonecos (chamados dummies).

Os dois da frente simulam adultos de tamanho médio. Atrás, simulam uma criança de três anos e outra de 18 meses, cada um em suas respectiva­s cadeirinha­s. Depois, as equipes avaliam os danos causados nos bonecos.

Na batida lateral, uma barreira móvel bate a 50 km/h contra o veículo de teste parado com os bonecos dentro para avaliação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil