Agora

Aplicativo­s de mensagem reúnem amigos de décadas

Após anos afastados, ex-alunos de escolas e faculdades voltam a ficar próximos com ajuda do WhatsApp

-

Quando a turma de engenharia eletrônica do Inatel (Instituto Nacional de Telecomuni­cações), em Minas Gerais, se formou, em 1978, ainda não existia internet, muito menos as redes sociais. Mas foi graças aos aplicativo­s de mensagens que o grupo de 80 ex-alunos fortaleceu a amizade de quase 40 anos e, apesar da distância e da falta de tempo, se comunica diariament­e como nos tempos da faculdade.

A consultora Maria Theresa Rossi Vilela, 60 anos, lembra que após a formatura um colega chegou a registrar o endereço e o telefone de todos da turma em um caderno, à mão. Depois, com a internet, foi criado um grupo de email, quando o contato ficou mais dinâmico e as reuniões, frequentes e organizada­s.

“Até fizemos alguns encontros com datas que marcaram os cinco e os dez anos da formatura. Mas foi só re- centemente, quando criamos um grupo no WhatsApp, que voltamos a participar da vida de todos. Isso foi ficando cada vez mais importante para nós. Foi como se tivesse voltado 40 anos atrás”, diz.

A internet também foi ponto de encontro para o reencontro das alunas da turma de 1969 do antigo ginásio (atual ensino fundamenta­l) do Colégio Notre Dame, no Sumaré (zona oeste).

A responsáve­l pela retomada da amizade foi a dona de casa Rosane Mainieri, 63 anos. Ao passar pelo colégio em 2010, ela sentiu o desejo de rever as amigas. Pegou a lista das alunas na secretaria da escola e saiu procurando uma a uma no Facebook.

“A Rosane me mandou uma mensagem mas eu só fui ver um ano depois, já em 2011. E foi quando começamos a procurar outras amigas. Hoje fazemos encontros periódicos, temos um grupo no WhatsApp, onde curtimos e acompanham­os a vida de todas, mesmo que distantes”, afirma a biomédica Miriam Zupo, 63 anos. “Gosto de encontrar pessoas para conversar e tomar um café. Para mim, esse reencontro fez um bem enorme para minha alma”, diz Rosane.

 ?? Arquivo pessoal ?? Colegas da turma de engenharia do Inatel (Instituto Nacional de Telecomuni­cações) em encontro em Natal (RN); grupo voltou a se comunicar diariament­e, como nos tempos da faculdade, graças ao WhatsApp
Arquivo pessoal Colegas da turma de engenharia do Inatel (Instituto Nacional de Telecomuni­cações) em encontro em Natal (RN); grupo voltou a se comunicar diariament­e, como nos tempos da faculdade, graças ao WhatsApp
 ?? Pilar Olivares/Reuters ??
Pilar Olivares/Reuters

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil