Agora

RRoouubboo­ss ee fffuurrrtt­toosss são principal problema para brasileiro­s

Esses crimes são os que mais atingem e amedrontam a população entre dez problemas analisados

- (FSP)

Roubos e furtos são o principal problema de segurança pública para os brasileiro­s, aponta o Índice de Efetividad­e da Segurança Pública, que considera medo, risco e casos em que as pessoas foram vítimas dessas situações.

Os crimes tiveram a pior nota do levantamen­to, criado em parceria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com o Datafolha. O índice buscou radiografa­r a efetividad­e no combate a dez problemas ligados à segurança, a partir de pesquisa com a população brasileira.

Além de roubos e furtos, os outros nove pontos avaliados, em ordem da pior para a melhor nota, foram: invasão de residência, parentes envolvidos com drogas, agressão física, vítima de violência da polícia, ter conteúdo pessoal divulgado na internet, sequestro-relâmpago, agressão sexual, ser acusado de crime e ter filhos presos injustamen­te.

Os dez itens foram escolhidos com base em levantamen­tos anteriores do fórum. “São preocupaçõ­es dos brasileiro­s que identifica­mos nos últimos 10, 15 anos de pesquisas”, diz o diretor- presidente do fórum, Renato Sérgio de Lima.

O índice varia de 0 a 1 —quanto mais alto, mais efetiva a segurança pública para aquele problema. Roubos e furtos tiveram nota de 0,46 no Brasil —a média geral de todos os problemas foi de 0,59 (veja quadro ao lado). Na pesquisa, os entrevista­dos respondem a três perguntas sobre cada variável. Por exemplo: Você tem medo de sofrer um sequestro-relâmpago? Quais são as chances de você ser sequestrad­o? E, no último ano, você foi vítima de um sequestror­elâmpago? O índice é uma média entre os três pontos.

A pesquisa foi feita com 2.080 brasileiro­s de 16 anos ou mais, em 130 cidades, entre 4 e 15 de julho.

Lima lembra que roubos e furtos são, em quantidade, os delitos mais comuns e, por isso, tendem a ter um desempenho negativo. “Ainda assim, o índice mostra que a população está profundame­nte amedrontad­a e não reconhece a capacidade do Estado de fazer frente a esses crimes”, diz.

 ?? Divulgação/PM ??
Divulgação/PM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil