Agora

Opositor na Venezuela pede sanções contra os chavistas

Prefeito que fugiu para o Brasil defende que América Latina asfixie as finanças do regime venezuelan­o

- (FSP)

O prefeito oposicioni­sta David Smolansky, 32 anos, deixou a Venezuela após a Justiça decretar sua prisão por não impedir protestos contra o ditador Nicolás Maduro em El Hatillo, um dos cinco municípios que formam Caracas.

A ordem saiu após ele ter sido uma das principais vozes de seu partido, o Vontade Popular (direita), a chamar os manifestan­tes às ruas.

“Todos nós que pensamos diferente de Maduro temos uma senha para esperar quando eles vão passar a guilhotina. A minha saiu em 9 de agosto”, disse.

Ele ficou quatro semanas se esquivando do regime até decidir sair. Com portos fechados para permitir a chegada às ilhas do Caribe e o grande fluxo na divisa com a Colômbia, escolheu o Brasil.

Para a fuga, disfarçou-se tirando a barba que usava há dez anos e pôs óculos. Passou por 35 pontos de controle até conseguir entrar ilegalment­e em Roraima em 14 de setembro.

Smolansky diz que, antes da viagem, contatou diplomatas brasileiro­s. Procurado, o Itamaraty não quis revelar com quem o venezuelan­o fez as tratativas.

Em Brasília, recebeu oferta de refúgio do chanceler Aloysio Nunes, mas quer ir a Washington, nos EUA. “Por lá tenho mais facilidade de contribuir para o meu país.”

Ele passou o último mês e meio conversand­o com líderes internacio­nais, como o secretário-geral da OEA (Organizaçã­o dos Estados Americanos), Luis Almagro, o expremiê britânico Tony Blair e o ex-presidente e Fernando Henrique Cardoso.

Assim como a maioria da oposição, o prefeito considera que só um motim das Forças Armadas derruba o regime de Maduro, que chama de “um narcopetro­estado administra­do por militares”.

“Hoje o regime da Venezuela controla o negócio lícito mais importante do mundo, mas também supostamen­te controla o negócio ilícito mais importante do mundo. É algo sem precedente­s”, afirmou.

 ?? Juan Manuel Herrera 17.out.2017/OAS ?? David Smolansky, prefeito na Venezuela que fugiu para o Brasil para não ser preso por pressão do governo de Nicolás Maduro; ele quer viver em Washington
Juan Manuel Herrera 17.out.2017/OAS David Smolansky, prefeito na Venezuela que fugiu para o Brasil para não ser preso por pressão do governo de Nicolás Maduro; ele quer viver em Washington
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil