Agora

Para Fux, não há sentido candidato com denúncia

- (FSP)

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que a possibilid­ade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar as eleições do próximo ano deve ser analisada pela corte.

“A Constituiç­ão estabelece que, quando o presidente tem contra si uma denúncia recebida, ele tem que ser afastado do cargo”, explica o ministro do STF.

“Ora, se o presidente é afastado, não tem muito sentido que um candidato que já tem uma denúncia recebida concorra ao cargo. Ele se elege e depois é afas- tado?”, questiona.

Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão, em primeira instância, no processo da compra de um apartament­o no Guarujá (86 km de SP). Ele recorreu à segunda instância.

“E pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republican­os, do princípio da moralidade das eleições, previstos na Constituiç­ão?”, questiona mais uma fez Fux. “São perguntas que vão se colocar.”

Sobre a decisão de o STF de dar a última palavra ao Congresso em medidas cautela- res contra parlamenta­res, como no caso do afastament­o do senador Aécio Neves (PSDB), Fux diz que a questão voltará a ser debatida.

 ?? Pedro Ladeira - 13.out.2017 ?? Luiz Fux é um dos ministros do Supremo
Pedro Ladeira - 13.out.2017 Luiz Fux é um dos ministros do Supremo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil