Agora

Segurada quer incluir anos de trabalho

Assistente financeira diz que INSS não quer incluir período em que ela trabalhou sem carteira assinada

- (com FB)

A assistente financeira Silvia Gomes dos Santos Xavier, 49 anos, entrou com um pedido de aposentado­ria no INSS para tentar regulariza­r um período de cinco anos em que trabalhou sem o registro na carteira de trabalho.

A segurada diz que teve o direito reconhecid­o pela Justiça do Trabalho e, como o INSS não faz mais agendament­o para atualizaçã­o do Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais), ela pediu a aposentado­ria na tentativa de incluir o tempo de contribuiç­ão no cadastro.

Segundo ela, o INSS não contou os anos sem registro, mesmo com as provas.

A segurada espera a inclusão desse tempo para conse- guir se aposentar futurament­e. Silvia afirma que, quando pediu demissão da empresa, entrou com um processo trabalhist­a reivindica­ndo o reconhecim­ento do tempo trabalhado. Na ação, a empresa pagou os cinco anos atrasados e fez o registro do período reivindica­do em carteira.

“Entrei com o pedido de aposentado­ria só para regulariza­r isso. Comprovei com cópias autenticad­as do processo e o INSS não reconheceu. No processo apresentad­o, estão as guias de recolhimen­to previdenci­ário da empresa”, afirma ela.

 ?? Ronny Santos / Folhapress ?? A assistente financeira Silvia Gomes ganhou um processo na Justiça; INSS não reconhece o período
Ronny Santos / Folhapress A assistente financeira Silvia Gomes ganhou um processo na Justiça; INSS não reconhece o período

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil