Agora

EEdduuccaa­ççããoo ddee sssuurrrdd­oosss é o tema da redação do Enem 2017

Assunto surpreende­u alunos e professore­s. Abstenção no primeiro dia de provas foi de 30,2%

- (FSP)

Marcado por uma controvérs­ia sobre direitos humanos, o Enem deste ano teve uma proposta de redação relacionad­a ao tema. A prova pediu um texto dissertati­vo sobre “desafios para a formação educaciona­l de surdos no Brasil”, no qual os candidatos deveriam apresentar uma “proposta de intervençã­o que respeite os direitos humanos”. Neste ano, decisão judicial proibiu que redações fossem anuladas por desrespeit­o a esses direitos.

A escolha do tema ocorreu na primeira edição do Enem em que candidatos com deficiênci­a auditiva tiveram acesso a uma Videoprova, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Para Sérgio Paganin, professor do Anglo de São Paulo, o tema dá uma vantagem a candidatos com boa capacidade de leitura. “Por ser um assunto que os alunos domi- nam pouco, espera-se que a coletânea de textos de apoio ajude o candidato a construir uma reflexão”, disse.

O material de apoio incluía a lei que trata do tema; um gráfico mostrando a queda no número de alunos surdos na educação básica; um texto sobre a história do ensino a pessoas com a deficiênci­a no Brasil; e um anúncio sobre a discrimina­ção desse público pelas empresas.

Para a professora Maria Aparecida Custódio, do laboratóri­o de redação do curso e colégio Objetivo, o tema surpreende­u a todos. “Se pretendiam pegar os alunos de surpresa, conseguira­m. Certamente causou impacto entre eles, que estariam preparados para falar de modo mais geral sobre o tema inclusão de deficiente­s”, disse.

A abstenção no primeiro dia de prova foi de 30,2%, de um total de 6,7 milhões de inscritos. Segundo o Inep, 273 candidatos foram eliminados ontem, 264 por descumprir­em as regras gerais da prova e 9 por se negarem a passar pelo detector de metais.

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? Multidão em frente a portão da Uninove, na Barra Funda (zona oeste), momentos antes do fechamento dos portões para o início do primeiro dia de provas do Enem 2017, que incluiu português e geografia
Adriano Vizoni/Folhapress Multidão em frente a portão da Uninove, na Barra Funda (zona oeste), momentos antes do fechamento dos portões para o início do primeiro dia de provas do Enem 2017, que incluiu português e geografia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil