Agora

Trump acompanha caso do Japão, mas antes joga golfe com premiê

- (FSP e agências)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está em viagem ao Japão, disse que está acompanhad­o a situação na cidade de Sutherland Springs, no Texas, onde pelo menos 28 pessoas morreram após um atirador invadir uma igreja.

“Que Deus esteja com o povo de Sutherland Springs, no Texas. O FBI e as forças da lei estão no local. Estou acompanhan­do a situação desde o Japão”, escreveu ele, que está em Tóquio, por meio do Twitter.

O governador do Texas, o o republican­o Greg Abbott, também reagiu. “Nossas orações estão com todos aqueles machucados por este horrível ato”‘, afirmou.

Golfe

Trump aparentava ter um dia tranquilo no Japão, tanto que jogou golfe com o o premiê japonês, Shinzo Abe— os dois já tinham disputado uma partida há nove meses na Flórida. O encontro de ontem foi no Kasumigase­ki Golf Club.

Diante dos meios de comunicaçã­o, assinaram dois bonés nos quais se podia ler a frase: “Donald e Abe farão com que a aliança seja ainda mais forte”.

Trump tentou tranquiliz­ar o premiê sobre o compromiss­o de Washington com a segurança de seu país. Mísseis norte-coreanos sobrevoara­m várias vezes a ilha japonesa de Hokkaido nos últimos meses, e o ditador Kim Jong-un afirmo que iria afund-á-la.

“O Japão é um sócio valioso e um aliado crucial‘ dos EUA”, afirmou Trump.

Trump deu um recado à Coreia do Norte: “ninguém deve nos subestimar”

Por sua vez, Abe saudou a “visita histórica do presidente”‘ e disse que queria ‘reforçar ainda mais os vínculos da aliança americano-japonesa”. Mais tarde Trump foi informado sobre o ataque no Texas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil