Agora

Título prefixado é opção para conseguir maior rentabilid­ade

-

“Como leitor deste jornal, gostaria de saber qual a modalidade do Tesouro Direto e mais indicada e por quê? Meu perfil é de aposentado”, escreve Luiz.

A taxa Selic está, hoje, em 7,5% ao ano, devendo encerrar 2017 em 7% ao ano. A previsão para 2018 é que permaneça nesse patamar. A estimativa de inflação para os próximos 12 meses é praticamen­te idêntica àquela para 2018, em torno de 4%.

Com isso, um investimen­to em títulos prefixados do Tesouro Direto rende mais do que os pós-fixados.

A taxa Selic está, hoje, em 7,5% ao ano, devendo encerrar o ano em 7% ao ano. A previsão para 2018 é que permaneça em 7%. A previsão de inflação para os próximos 12 meses é de 4%. Com isso, um investimen­to em títulos prefixados do Tesouro rende mais do que os pós-fixados. Assim, o IPCA + 2024 (NTNB Principal) rende inflação mais 4,91%, dando em um ano 9,10%.

IPCA + 2035 (NTNB Principal) rende inflação + 5,34% juros ao ano, dando em um ano 9,55%.

Tesouro Selic 2023 (LTF) rende a taxa SELIC, dando em um ano entre 7,00 e 7,50% pelas previsões atuais.

Vale observar que os títulos prefixados (NTNB Principal) podem sofrer flutuações negativas em caso de aumento da taxa SELIC. Isto significa que, se o investidos sair nesse momento de baixa, poderá ter rendimento menor que o do pós-fixado (LFT) ou até perda.

Assim, para uma reserva que o investidor queira ter à mão, o Tesouro Selic é o título mais aconselhad­o. Já para um investimen­to onde se busca maior rentabilid­ade e que se possa deixar por mais anos, os títulos IPCA + são os mais indicados.

No caso do aposentado, mesclar um pouco de cada título seria uma boa estratégia. Procure não resgatar nada antes de passados dois anos da aplicação, para pagar apenas 15% de imposto, que é o mínimo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil