Agora

Celular é liberado em sala de aula nas escolas estaduais

Telefone só poderá ser usado para fins pedagógico­s. Professor vai definir e controlar a utilização

-

O governo de São Paulo, sob a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), liberou o uso de celulares para fins pedagógico­s nas escolas estaduais. A medida está prevista em lei sancionada ontem, que altera lei de 2007 que proibia o uso do aparelho nos colégios em qualquer circunstân­cia.

A proposta havia sido elaborada pela Secretaria de Estado da Educação em agosto do ano passado para a Assembleia Legislativ­a. O projeto foi aprovado em outubro deste ano.

O secretário da Educação, José Renato Nalini, afirma que a medida vai facilitar o uso da tecnologia dentro das salas de aula. “É importante porque vai nos ajudar a formar a geração que está nas escolas para o futuro, para profissões do mundo da informátic­a”, diz. Ele afirma que o uso do celular vai permitir que os alunos tenham acesso dentro da sala de aula a diversas biblioteca­s e obras literárias que estão em domínio público na internet.

O professor, diz o secretário, vai controlar e definir em que circunstân­cias o celular será utilizado em aula.

Nalini afirma que o objetivo é criar mais uma ferramenta para professore­s e alunos usarem nas salas de aula. “O professor pode usar o celular para incentivar os jovens a pesquisar algo na internet ou mesmo aumentar a atenção deles no que está sendo ensinado na sala de aula”, diz. Para ele, a medida é importante para facilitar o uso de conteúdos online na escola.

O secretário diz que as escolas já contam com o desenvolvi­mento de aplicativo­s por professore­s e alunos. Nalini afirma que existem projetos na rede para garantir o acesso dos alunos, principalm­ente em áreas carentes, a tablets na escola.

 ?? ACRED, ?? Alunos do grêmio usam celular durante atividades na Escola Estadual Alexandrin­a Santiago Netto, na Praia Grande (71 km de São Paulo); governo do Estado pediu que Assembleia mudasse lei sobre telefone em aula
ACRED, Alunos do grêmio usam celular durante atividades na Escola Estadual Alexandrin­a Santiago Netto, na Praia Grande (71 km de São Paulo); governo do Estado pediu que Assembleia mudasse lei sobre telefone em aula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil