Agora

Problema de família motivou atirador do Texas, diz polícia

Devin Kelley, que matou 26 pessoas em uma igreja batista no domingo, enviou ameaças para a sogra

- (FSP, UOL e agências)

Devin Patrick Kelley, o atirador de 26 anos que domingo matou 26 pessoas em uma igreja na zona rural do Texas, foi expulso da Força Aérea dos EUA por agredir sua mulher e seu filho. Seus sogros eram frequentad­ores da igreja em Sutherland Springs, mas não estavam no local na hora do ataque, segundo autoridade­s locais.

Segundo o governo de Texas, Kelley mandou mensagens com ameaças aos sogros antes do ataque. “A sogra ia à igreja e nós sabemos que ele [Kelley] mandou ameaças”, disse Freeman Martin, porta-voz do departamen­to de Segurança Pública do Estado. O caso não é investigad­o como terrorismo.

“Havia uma desavença naquela família”, disse Martin.

O atirador usava máscara de caveira e colete à prova de balas no ataque.

Ele costumava se manifes- tar abertament­e sobre suas frustraçõe­s nas redes sociais. Suas postagens no Facebook eram contrárias à religião, à igreja e aos fiéis.

Segundo a agência AFP, muitos de seus antigos colegas de turma relataram que se distanciar­am do agressor, “um ateu militante, violento e de comportame­nto hostil”.

Perseguiçã­o

Kelley foi perseguido por duas pessoas, uma das quais estava armada, após abrir fogo no culto dominical da Primeira Igreja Batista. Ele bateu o carro durante a fuga e se matou com um tiro, segundo o xerife do condado de Wilson, Joe Tackitt.

Segundo as autoridade­s, Kelley teria ligado para o pai durante a perseguiçã­o. A polícia achou duas pistolas no carro e um fuzil que o atirador deixou na igreja.

O governador do Texas, o republican­o Greg Abbott, disse que há indícios de que Kelley tinha problemas de saúde mental e que seu pedido de uma permissão para portar armas no Estado havia sido negado.

O atirador morava em uma área isolada em New Braunfels, a cerca de 56 km de Sutherland Springs. Kelley, e serviu na unidade de logística da Base Aérea Holloman, no Estado do Novo México, de 2010 a 2014.

Kelley foi condenado a um ano de prisão por uma corte marcial em 2012 por agredir sua mulher e filho. Ele acabou dispensado por má conduta e teve sua patente reduzida.

 ?? Reprodução ?? O pastor Frank Pomeroy foi consolado pela mulher ontem, no dia seguinte à tragédia que provocou a morte de 26 pessoas em uma igreja do interior do Texas
Reprodução O pastor Frank Pomeroy foi consolado pela mulher ontem, no dia seguinte à tragédia que provocou a morte de 26 pessoas em uma igreja do interior do Texas
 ?? Rick Wilking/Reuters ?? Devin Patrick Kelley era uma pessoa violenta
Rick Wilking/Reuters Devin Patrick Kelley era uma pessoa violenta
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil