Agora

Prova contra o presidente Temer foi forjada, diz Cunha

Em depoimento à Justiça, ex-deputado afirma que flagrante de Joesley foi armado pela Procurador­ia

- (FSP)

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) negou ontem que seu silêncio tenha sido “comprado” para evitar que fizesse delação e implicasse o presidente Michel Temer.

Em depoimento prestado à Justiça Federal em Brasília, ele disse que a suposta trama, levantada na colaboraçã­o do empresário Joesley Batista, da JBS, foi montada pela PGR (Procurador­ia-Geral da República) para provocar a queda do presidente.

A acusação embasou a segunda denúncia ajuizada pelo ex-procurador geral da República Rodrigo Janot contra Temer. A Câmara negou prosseguim­ento à ação.

“Prova forjada. Deram uma forjada e o senhor Joesley foi o cúmplice dessa forjada. Ele está pagando por isso o preço agora”, declarou Cunha, referindo-se ao pedido de rescisão da delação.

“Ele [Joesley] construiu a retórica de que o senhor Michel Temer era complacent­e com a compra do silêncio para eu não delatar”, disse.

Cunha foi interrogad­o na ação em que é réu por suposto envolvimen­to em esquema de corrupção na Caixa. Também são acusados o corretor Lúcio Funaro e o exvice-presidente da Caixa Fábio Cleto, além do ex-ministro e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

O ex-deputado usou a maior parte de seu depoimento para tentar desconstru­ir a delação de Funaro e acusar o ex-parceiro de praticar crimes e mentir. “A delação que ele faz agora está me transforma­ndo no Posto Ipiranga. Tudo é o Cunha.”

Ele negou, por exemplo, que Funaro tenha comprado para ele um apartament­o que pertencia ao ex-jogador de futebol Vampeta, como disse o delator.

Na versão de Cunha, Funaro deu a Vampeta um cheque para garantir o negócio, mas o valor não chegou a ser descontado. Cunha disse que, posteriorm­ente, deu outro cheque para substituir o de Funaro, e que tem documentos para comprovar.

O apartament­o, no bairro do Pacaembu (zona oeste da capital paulista), seria usado por uma filha de Cunha que iria fazer faculdade.

Após o depoimento de Funaro, Vampeta disse ter vendido o imóvel a Funaro.

 ?? Reprodução ?? O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante depoimento à Justiça Federal
Reprodução O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante depoimento à Justiça Federal
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil