Agora

Força Aérea não avisou sobre os antecedent­es de atirador

Militares admitem falha que permitiu homem que matou 26 em uma igreja a comprar armas

- (Agências)

A Força Aérea dos Estados Unidos reconheceu ontem que um erro de procedimen­to permitiu que Devin Kelley, 26 anos, pudesse comprar armas. No domingo, ele matou com tiros 26 pessoas que estavam em uma igreja batista no interior do Texas.

Os militares admitiram que terem colocados os antecedent­es criminais de Kelley nos registros do FBI, (a polícia federal americana), como indicam os protocolos.

O atirador foi condenado em 2010 a um ano de prisão por ter agredido a mulher e o filho. Ele acabou expulso da Força Aérea posteriorm­ente.

O atirador usou um rifle para matar as pessoas que participav­am do culto.

Antes de atacar a igreja de Sutherland Springs, uma pequena comunidade rural no centro do Texas, com cerca de 700 habitantes, Kelley enviou mensagens ameaçadora­s para a sogra, que era frequentad­ora da igreja, mas não estava no local.

Logo após o ataque, Kelley foi perseguido por duas pessoas, que atiraram contra ele, que se matou.

De acordo com o jornal “The Washington Post”, Ke- lley comprou várias armas em uma loja, que não encontrou nenhuma irregulari­dade em seus antecedent­es.

Para se conseguir uma arma de um vendedor licenciado, segundo lei federal, é necessário passar por uma checagem da ficha criminal.

O Pentágono anunciou a abertura de uma investigaç­ão para saber porque o homem não entrou nos registros do FBI.

Fuga

Kelley, inclusive, teria fugido de um centro para tratamento de saúde mental do Novo México, enquanto estava na Força Aérea, em 2012, pelas agressões à mulher e ao filho, que na época era bebê. Ele acabou capturado pouco depois.

Relatório policial diz que o funcionári­o do hospital que reportou o desapareci­mento de Kelley do hospital avisou que ele “sofria de distúrbios mentais” e que ele ‘tentava consumar ameaças de morte‘ contra “seus superiores militares”.

 ?? Reprodução ?? Flores são colocadas em frente a igreja do interior do Texas, onde domingo um atirador matou 26 pessoas; ele conseguiu comprar armas livremente
Reprodução Flores são colocadas em frente a igreja do interior do Texas, onde domingo um atirador matou 26 pessoas; ele conseguiu comprar armas livremente
 ?? Mark Ralston/AFP ?? Devin Kelley foi expulso da Força Aérea dos EUA
Mark Ralston/AFP Devin Kelley foi expulso da Força Aérea dos EUA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil