Agora

‘Falamos do jovem com honestidad­e’

- (LVo)

“Malhação: Viva a Diferença” segue com média de audiência entre 21 e 22 pontos na Grande São Paulo, índice considerad­o bastante satisfatór­io pelo autor, Cao Hamburger. A trama de 2017 alavancou os números do horário, o que não acontecia desde 2011. A edição anterior, “Pro Dia Nascer Feliz” (2016), terminou com 17 pontos. As antecessor­as tinham, em média, 15 pontos.

Para o autor, o bom desempenho se dá por alguns motivos. “Acho que temos conseguido falar de questões do universo jovem com sinceridad­e, com respeito ao público e também aos temas delicados, mas sem maquiá-los muito. Tenho procurado falar abertament­e do que é polêmico, mas, ao mesmo tempo, procuro manter o espírito de novela, com romantismo e doses de humor. Ou seja, temos conseguido equilíbrio entre a realidade e a fantasia”, relata.

De acordo com Hamburger, cada vez mais ele e sua equipe têm se colocado desafios para montar o folhetim. Ele conta que tem mudado o jeito de contar as histórias. Nesta se- mana, cada dia será destinado a mostrar os dramas de uma das protagonis­tas por vez, como uma série. “Outro fator que ajuda na audiência é que a história é baseada na amizade de cinco moças, o que talvez essa seja uma demanda da vida moderna. As pessoas têm cem amigos nas redes sociais, mas não valorizam as amizades de carne e osso.”

Para o pesquisado­r de TV e professor do curso de pós-graduação em Transmídia da Faculdade Cásper Líbero Julio Cesar Fernandes, separar as meninas nesta altura da narrativa é um acerto. “Não deixa de ser uma boa estratégia para conquistar ibope. É preciso ter muitas histórias em paralelo para tudo acontecer. ‘Malhação’ é uma série que vem se reinventan­do ao longo dos anos. Acabou a época de idealizaçã­o na TV, agora é hora de identifica­ção do público com o que é mostrado”, analisa.

O pesquisado­r de TV Fabio Wajngarten diz: “No quesito novela adolescent­e, quando se acerta é um sucesso bombástico, mas quando se erra vira um fracasso gigante”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil