Agora

Gestão Doria anuncia o fim dos boletos mensais de IPTU

Contribuin­te passará a receber dois boletos ao ano. Pagamento ainda poderá ser à vista ou em parcelas

-

A gestão João Doria (PSDB) anunciou ontem que, a partir do ano que vem, só vai enviar dois boletos do IPTU (Imposto Predial e Territoria­l Urbano) para os contribuin­tes. Não haverá mais envio de boletos mensais.

Atualmente, os contribuin­tes recebem dez boletos ao ano, com o primeiro vencimento em fevereiro.

Agora, o paulistano receberá um boleto no início do ano, com o lançamento do imposto e as primeiras parcelas. E um segundo, “em outro momento de 2018”, segundo a prefeitura, com os códigos de barra e as informaçõe­s para o pagamento das parcelas restantes (veja quadro). A prefeitura não especifico­u quando será esse “outro momento”.

A gestão Doria afirma que os contribuin­tes serão avisados sobre a mudança no início do ano que vem, ao receber um comunicado “com informaçõe­s detalhadas das datas de vencimento­s e de como proceder para realizar o pagamento”.

As formas de pagamento não serão alteradas, afirma a prefeitura. O contribuin­te poderá pagar em parcela única, com desconto, ou em mais parcelas. Será possível optar, como atualmente, pelo pagamento direto em bancos ou com débito automático na conta corrente.

A prefeitura diz que as mudanças garantem mais segurança, “limitando a possibilid­ade de golpe com boletos falsos”. Também afirma que a novidade vai garantir economia de R$ 20 milhões, já que haverá redução no uso de papel.

Aumento

Em setembro, o prefeito João Doria anunciou que o IPTU será reajustado apenas pela inflamação acumulada no período, de 3%.

Isso porque a prefeitura decidiu não atualizar a PGV (Planta Genérica de Valores), o que aumentaria o IPTU além do índice da inflação.

Doria disse que um dos motivos da decisão é a “instabilid­ade econômica do país”. O tucano é cotado como possível candidato à Presidênci­a em 2018. O contribuin­te recebe o primeiro boleto em janeiro, com duas opções:

12Ou paga o valor integral, ou o valor da primeira das 10 parcelas Caso tenha optado pelo parcelamen­to, nos meses seguintes recebe novos boletos, com as parcelas seguintes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil