Agora

Secretária diz que prédios baixos ‘expulsam’ pobres

- (FSP)

Responsáve­l por colocar na prática o Plano Diretor e o zoneamento aprovados na gestão Haddad (PT), a atual secretária de Urbanismo e Licenciame­nto de São Paulo, Heloisa Proença, defende que a prefeitura permita prédios acima de oito andares nas áreas fora dos corredores de ônibus e metrô.

“Se você quiser morar em casa com quintal em áreas centrais da cidade, vai ter que pagar por isso. 87% da cidade tem um gabarito único. Na zona leste, por exemplo, aumentar o gabarito pode viabilizar edifícios comerciais, que criam empregos.”

Para a secretária, casas e prédios baixos empurram pobres para longe. “A classe média alta gosta de casas e prédios baixos, o que vai empurrando quem não pode pagar por isso para mais lon- ge. Temos que discutir um modelo mais justo.”

Ela admite que a sua secretaria anda lenta na aprovação de projetos. “Nossa le- gislação é excessiva. Não acho que a prefeitura deva decidir quantas vagas de garagem ou quantos degraus alguém vai construir.”

 ?? Rodrigo Capote/Folhapress ?? A arquiteta Heloisa Proença, em seu escritório; ela defende prédios maiores nas áreas fora do centro
Rodrigo Capote/Folhapress A arquiteta Heloisa Proença, em seu escritório; ela defende prédios maiores nas áreas fora do centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil