Agora

Polícia Federal faz blitz contra fraudes no Enem

- (FSP)

A PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) realizam ontem uma operação que mira em fraudes em concursos públicos e processos seletivos para ingresso no ensino superior por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Ceará, na Paraíba e no Piauí.

As fraudes teriam ocorrido nos anos de 2016 e 2017. A PF, porém, não deixa claro se o Enem de 2017, que teve o primeiro dia de provas no domingo e continua no próximo dia 12, foi fraudado.

Foram quatro mandados de prisão preventiva, 11 de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir prestar esclarecim­entos) e 21 de busca e apreensão.

De acordo com a PF, em alguns casos, havia violação de lacres para acesso às provas e concursos antes do dia da aplicação das provas. Também há indícios de utilização de candidato piloto e de ponto eletrônico, usados para passar gabaritos.

O curso de medicina é o principal alvo das fraudes e também o mais caro. Pagava-se cerca de R$ 90 mil por vaga, segundo a PF.

 ?? TV Globo/Reprodução ?? Agentes da Polícia Federal chegam a residência no município de Cajazeiras, no sertão da Paraíba
TV Globo/Reprodução Agentes da Polícia Federal chegam a residência no município de Cajazeiras, no sertão da Paraíba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil