Agora

Mudança é positiva, afirma educador

- (LF)

O educador Fernando José de Almeida, secretário de Educação na gestão Marta Suplicy (então no PT), diz que a transferên­cia para escolas mais próximas é benéfica para os alunos, ainda que feita contra o desejo das famílias. “Quanto mais próximo, melhor. Evita o desgaste do transporte e os estudantes frequentam uma escola dentro da comunidade em que estão inseridos”, diz.

Para ele, o impacto da mudança a curto prazo, por obrigar uma transferên­cia escolar, é compensado pelos benefícios da inserção na comunidade e a redução dos deslocamen­tos. “O bem-es- tar das crianças é mais importante do que a comodidade das famílias”, afirma.

Para Salomão Ximenes, professor de políticas públicas da UFABC (Universida­de Federal do ABC) e advogado, a mudança para uma escola mais próxima é um direito do aluno, mas não pode ser tratado como uma obrigação. “Não há motivo para pressionar os pais pela mudança de escola”, afirma.

Para Ximenes, a mudança pode ser ruim ainda do ponto de vista pedagógico. “As escolas com maior diversidad­e de alunos, inclusive de origens diferentes, têm melhor desempenho”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil