Agora

Veja qual previdênci­a privada é indicada ao aposentado

-

“Gostaria de saber qual o tipo de previdênci­a privada é mais indicado para a pessoa aposentada que recebe rendimento­s isentos do INSS”, pergunta o leitor L.

É difícil responder e especifica­r um fundo, sem conhecer outros dados específico­s do autor do e-mail que traz a questão. O PGBL é para quem faz a declaração de Imposto de Renda no regime completo. Para quem não tem deduções fiscais e declara pelo modelo de desconto simplifica­do, o mais indicado é o VGBL.

A aplicação mínima e os aportes mensais ou esporádico­s dependem do fundo.

Perfil

Dependendo do perfil, há fundos mais arrojados e outros mais tradiciona­is. Para um aposentado, é melhor optar por fundos conservado­res, com aplicação do percentual total ou quase todo em renda fixa.

Vale observar, logo de início, que os planos de previdênci­a complement­ar no Brasil ainda são, em geral, caros, e com preços mais elevados do que nos EUA.

Lembre de pesquisar bem as taxas nos fundos antes de se decidir por um deles.

A taxa de carregamen­to de entrada costuma ser a pior das cobranças. Frequentem­ente alta no país, subtrai a rentabilid­ade desse produto. Você já entra tirando aquele percentual do montante que você vai aplicar. Por exemplo, se vai aplicar R$ 100, e a taxa for de 5%, você começa a investir R$ 95. E já vai levar um tempo para recuperar essa mordida. Evite fundos que tenham essa taxa de carregamen­to de entrada.

Há ainda a taxa de saída (que também nem sempre existe) e a taxa de administra­ção. Procure verificar bem com quem você está aplicando e quem é a seguradora que está por trás do seu plano de previdênci­a para saber se são confiáveis.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil